Dicas para a noite de Natal em casa

19_12_natal_em_casa

Como manda a tradição, a noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal não pode faltar. É tempo de reunir a família, os amigos, as pessoas queridas, celebrar e agradecer as coisas boas da vida.

Muitas famílias tem costume de estarem juntas durante a noite, fazer troca de presentes e na maioria das vezes o famoso amigo secreto. Que época gostosa para guardar na memória! Por isso, hoje venho trazer algumas dicas que podem deixar sua noite de Natal ainda mais especial.

Como já comentei aqui no blog: O mais gostoso da festa é esperar por ela! Sendo assim já organize tudo com antecedência: quantidade de convidados, local e hora, pratos doces e salgados e as bebidas que serão servidas.

Nessa época do ano todo mundo gosta de colaborar com a ceia, então é legal e bem interessante programar direito o cardápio, o que cada um vai levar de comida ou cozinhar e como será todo o esquema para essa parte no dia.

Não gosto de deixar nada para preparar na hora, o ideal é já estar com toda a parte de comida pronta para quando os seus convidados estiverem chegando. O máximo é finalizar algum molho e esquentar as comidas na hora de servir.

Fechado isso, sugiro que no dia, algumas horas antes, já deixarem a mesa com louças, talheres, taças e copos pronta. Passo o Natal na casa dos meus avós maternos, e todo ano já se tornou tradição passar à tarde do dia 24 arrumando as mesas, comidas e tudo mais. Essa parte da decoração eu adoro e todo ano preparamos algo diferente!

Outra parte que é bem importante são os presentes de Natal. Gosto de deixá-los organizados todos em baixo da árvore, para deixar ela bem cheia e de uma forma que não atrapalhe na passagem dos convidados. Quando eu era criança ficava tentando descobrir qual era meu presente na árvore, já que passava à tarde na casa da minha avó, junto com minha mãe para preparar a noite natalina. Era muito engraçado e tenho ótimas lembranças disso com minha irmã e meus primos.

Para a mesa posta gosto de deixar os lugares marcados com pratos, talheres e taças. Utilizo muito os placements, pois minha família é grande e isso ajuda demais na hora de se sentar à mesa.

Para começar, na chegada dos convidados sempre montamos uma mesa com petiscos típicos de Natal e alguns queijos e pães. Como minha família é portuguesa, nossa ceia é um pouco diferente: Jantamos mais cedo, por volta das 20h da noite e comemos somente peixe e frutos do mar. O cardápio é incrível e minha avó faz comidas típicas que esperamos durante o ano inteiro!

Para as comidas ficam legais deixar em um aparador ou mesa separada em formato Buffet, assim cada um se serve com o que mais gosta e caso for acabando as comidas das travessas é só ir repondo com tranquilidade.

Para a parte da sobremesa podemos servir no formato Buffet igual os salgados, ou também colocar direto na mesa onde todos estarão sentados.

Claro que a champagne para o famoso brinde da meia noite não pode faltar! Então já deixe separadas as taças certinhas, em uma bandeja, para não ter correria na hora e alguém correr o risco de perder esse momento.

O mais importante para a noite de Natal é estar com quem se ama e com muitas energias e pensamentos positivos. Ficamos mais sensíveis e sentimentais nessa época do ano, e eu adoro isso, pois os sentimentos são ainda mais verdadeiros!

Desejo do fundo do meu coração que todos tenham uma noite de Natal mágica, muito iluminada e recheada de coisas boas. Não esqueçam o que nunca sai de moda: O menos é mais, e o que importa não são coisas e sim os momentos que vivemos!

Um grande beijo,

Tharamis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s