Como arrumar uma mesa de jantar formal

04_01_mesa_de_jantar

Para que todos os talheres?

Mesmo que isso não seja frequente, com certeza em algum momento da sua vida você participou ou participará de um jantar mais formal, daqueles com inúmeras louças, talheres e taças. Seja essa ocasião um casamento, formatura, jantar de negócios, ou até mesmo na casa de um amigo ou parente.

Pode parecer muito complicado e até mesmo impossível organizar um jantar formal, mas venho falar hoje que não. Basicamente devemos seguir algumas regrinhas de etiqueta, seja com relação à ordem dos talheres, louças e taças, bem como nossa postura à mesa.

04_01_mesa_de_jantar_1

Para começar pela parte da mesa, o que devemos gravar sempre é a ordem dos talheres: sempre de fora para dentro. Lembrando que do lado esquerdo ficam os garfos e guardanapo, e do lado direito ficam as facas e colheres. Na maioria das vezes os talheres de sobremesa ficam em cima dos pratos também.

As taças seguem pelo lado direito, seguindo a ordem: Água, vinho e espumante. Do lado esquerdo fica o pratinho para pão acompanhado de uma faquinha ou espátula específica para esse couvert.

As louças seguem pela ordem: prato de entrada em cima do prato principal. Para apoiar as louças é elegante utilizar sousplat ou até mesmo toalha para decorar a mesa posta.

Todas essas regras são necessárias, pois o jantar formal é servido da forma à francesa, ou seja, com lugares demarcados na mesa e com variação de entradas, pratos, bebidas e tudo mais.

Depois que a mesa estiver montada seguindo essas regrinhas, chegou a hora das dicas para se comportar quando estiver à mesa.

Uma das mais tradicionais e que todos conhecem: Nada de cotovelos apoiados na mesa, caso seja necessário apoie levemente o antebraço. É elegante e de bom senso colocar o guardanapo desdobrado no colo, quando for necessário leve-o para limpar os lábios delicadamente.

Para a comida é elegante esperar pelo anfitrião para começar a se servir, a não ser que ele peça para você fazer isso primeiro. Para as porções não é legal lotar o prato, coma devagar e sem pressa, realmente apreciando o jantar e o bate papo à mesa.

Caso seja necessário sair da mesa antes do jantar terminar, peça licença para as pessoas que estarão ali com você, e saia discretamente. Caso contrário espere todos finalizarem para poder se levantar junto a eles.

Essas foram as minhas regrinhas para um jantar formal. Vocês têm mais algumas que não foram citadas aqui?

Pode parecer besteira, mas ficar atento a essas dicas pode nos salvar de algumas situações no dia a dia quando estivermos em um jantar ou almoço formal.

Espero que tenham gostado.

Um grande beijo,

Tharamis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s